A Associação Espaço Cultural Fábrica das Artes em parceria com Instituto Iddeia Cultura e Pesquisa promove de 29 de novembro a 7 de dezembro curso de formação e capacitação em políticas públicas culturais, com foco na relação da sociedade civil com a Gestão Pública. A Cultura Brasileira legitimada e reconhecida de baixo para cima. Uma reflexão sobre como o pacto federativo se comportou, comporta e pode se comportar na busca por caminhos e horizontes.
Saiba mais sobre o instituto Iddea clicando aqui
O curso, via plataforma zoom, será ministrado por Marcos Pardim (sócio proprietário da MP Consultoria & Arte, graduado e pós-graduado em Gestão Pública com especialização em Políticas Públicas Culturais) e Antonio Carlos Pedro (Secretário-Geral do Instituto Iddeia Cultura e Pesquisa), a iniciativa conta com apoio e a chancela da Universidade de São Caetano do Sul) e fornecerá apostila e certificado com mínimo de 75% de frequência.
Vagas: 40
Carga Horária: 15h
Dias do curso: 29, 30/11, 02, 06 e 07/12, às 19h
Público-Alvo: Gestores Públicos de Cultura / Conselheiros Municipais de Cultura / Classe Artística/ Estudantes.
Ementa do Curso: A Cultura cumpre um papel relevante em vários aspectos na construção de uma Nação, seja na construção de sua identidade enquanto país, seja na forma como é vista e analisada externamente. No começo deste século XXI, o Brasil obteve relevância internacional na temática das políticas públicas para o campo das culturas. Foi, inclusive, signatário da Convenção Sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, ratificada na cidade de Paris, em 2005. Debateu, idealizou, formulou e experimentou uma série de ações, programas, projetos e leis que sinalizaram a possibilidade de uma institucionalidade cultural. A reflexão sobre como o pacto federativo se comportou, comporta ou pode se comportar neste processo de construção política é uma forma privilegiada para pensar sobre como podemos sair do lugar aonde viemos dar e onde estamos.
Aula 1: A política cultural que emergiu na redemocratização
Aula 2: As cidades, seus equipamentos públicos de Cultura e a fruição como modelo de relação
Aula 3: O papel do estado na quebra do paradigma do mercado como monopólio
Aula 4: Sistema Nacional de Cultura, experimentos, indicadores e análise
Aula 5: A importância dos municípios e suas formas de inter-relações nas políticas.
As inscrições custam R$75,00 (setenta e cinco reais) e podem ser feitas por meio da plataforma www.iddeia.org.br/cursos , via Pix > chave 05195780000196 ou PagSeguro ou Paypal
Mais informações 19 – 98838-1990