A Cia Teatral Terceiro Ato, de Piracicaba é a atração neste sábado, 15 de junho no Teatro da Associação Fábrica das Artes com o espetáculo Erêndira a flor do deserto. A peça é uma adaptação da obra de García Márquez e será encenada às 20h, com ingressos a 20 reais.
Erêndira é a história de uma menina que vive com sua avó e lhe obedece exaustivamente. Um incêndio destrói a casa onde moravam e os vestígios de uma fortuna já acabada. A avó decide explorar a neta para pagar pelo estrago. Em meio aos abusos, o amor pode mudar o seu destino?
O famoso texto de García Márquez, que dá nome a um livro de contos, chamou a atenção do grupo durante o processo de leituras do projeto Ademar Guerra. A obra do escritor colombiano é reconhecida mundialmente por seu realismo fantástico – estilo em que acontecimentos mágicos são inseridos na vida cotidiana e em cenários reais. Deste modo, o espetáculo também coloca um pé neste universo.
Inspirada nos quadros de Francis Bacon, a Cia 3° Ato adotou a maquiagem como um recurso visual para trazer à vida as distorções e dualidades dos personagens, criando rostos desconfigurados que refletem as complexidades das narrativas.
A ideia do grupo deu-se no ano de 2008 por conta da monografia do atual ator e diretor Felipe Trevilin. Neste trabalho, ele voltou a pesquisa baseando-se na “Análise do Movimento” de Rudolph Laban. O nome da Cia surgiu pela curiosidade de as peças terem o histórico de serem construídas em três atos; mesmo que não mantenham tal formato, os projetos da Cia adotaram a inserção do “terceiro ato” como coringa. Após o primeiro trabalho que foi efetivado no ano de 2013 com a montagem de “O juiz de paz na roça” e uma longa pausa de aproximadamente três anos, a Cia 3° Ato voltou à ativa através do acompanhamento artístico do Projeto Ademar Guerra, culminando nos atuais espetáculos de seu repertório: “Erêndira” e “Lyson Gaster– de Piracicaba aos palcos do Brasil”.
Ficha Tecnica
Elenco: Felipe Trevilin, Vinicius Faria Atrizes: Gabriela Torres, Laís Vetoreti, Repita Gurgel
Operador de som: Gabriel Barbosa
Iluminadora: Repita Gurgel
Operador de Luz: Diego Oliveira
Contra regra: Mary Jane
Diagramação: Guilherme Belligoli
Figurino: Cia 3º Ato
Confecção de Figurino: Tatiana Marafon
Trilha Sonora: Douglas Novais
Cenário: Cia 3º Ato
Execução de cenário: Cris Ribeiro
Adaptação de texto: Gabriela Torres, Nathy Pezzato, Karine de Andrade e Paula Mathenhauer Guerreiro.
Assessoria de Imprensa: Engenho da Notícia
SERVIÇO
Teatro Adulto
Erêndira a flor do deserto
15 de junho, 20 horas
Ingressos 20,00
Fábrica das Artes – Americana