FÁBRICA REALIZA 18ª MOSTRA MEDIAL 2024

Tradicional na programação anual do Fábrica das Artes, a Mostra Medial chega a 18ª Edição em 2024 e reúne mais de 70 alunos do Curso Livre de Teatro do Fábrica em dois finais de semana. São quatro cenas no total – uma por turma, com duração média de 30 minutos cada.  No primeiro final de semana, 29 e 30 de junho entram em cena as turmas adultas e no segundo final de semana, 6 e 7 de julho é a vez das turmas infantil e juvenil.

A mostra Medial foi criada para que os alunos possam mostrar um pouco do trabalho que é desenvolvido no Curso no primeiro semestre. A maioria dos alunos vivem a emoção e ansiedade do palco pela primeira vez o que torna o evento um misto de desafio e integração, pois os alunos experimentam o primeiro contato com o público e ao mesmo tempo, conhecem as outras turmas do curso.

29 E 30 DE JUNHO – TURMAS ADULTAS.

As primeiras turmas a pisarem o palco do Fábrica na 18ª Mostra Medial são as turmas Adultas I e II. As cenas que serão apresentadas são “Cartela Cheia” e “O Fedor” sob orientação de Bruno Cardoso e Marcelo Porqueres, respectivamente.

CARTELA CHEIA – Turma Adulta II

Direção: Bruno Cardoso

“Cartela Cheia” é uma cena com dramaturgia colaborativa desenvolvida sob orientação de Bruno Cardoso e aborda as condições de trabalho análogas à escravidão no setor têxtil, com foco em acontecimentos recentes na indústria da moda.

Através de um bingo interativo, onde o público participa ativamente, a narrativa se desenrola em cenas fragmentadas que desvendam o mistério do desaparecimento de uma costureira, funcionária da Fábrica Princesa Têxtil. A ordem dos prêmios sorteados determina a sequência das cenas, criando uma experiência única e imprevisível para cada apresentação.

“Cartela Cheia” é resultado de um processo criativo coletivo, onde as vozes dos atores se entrelaçam para instigar o público a pensar sobre as injustiças e explorar a complexidade das relações humanas em um ambiente de exploração.

Elenco:

Carlos Roberto Martim Junior, Daniel Biagio, Eduarda Narciso Santarosa, Gabriella Da Silva, Guilherme Estolomo, Heloíse Campos, Lucas Longhini Santana Ramos, Luísa Sanches Dias, Maria Clara Pasquini, Mariana Peroto Penaquione, Marianna Avanzi Pereira, Murilo Franco, Pedro Lucas de Menezes e Rafael Aquiles Monteiro

FEDOR – Turma Adulta I

Direção: Marcelo Porqueres

Na cena, habitantes de uma cidade invadida por um mau cheiro se questionam se esse fedor vem das entranhas deles ou se é uma mera coincidência.

A metáfora de uma sociedade perdida em um caos, tentando manter as aparências…

Essa é a cena que Turma Adulta I do Curso Livre de Teatro da Fábrica das Artes estará apresentando.

Elenco:

Ana Flávia Toledo, Ana Paula Woinaroski, Anna Rafaella Marconcini, Bernardo Schneider, Caíque Castro, Helena Bardou, Júlia Fonseca, Kewin Lima, Larissa Leite, Maiara Oliveira, Maini Romero, Mariana Borges, Mary Piconi, Patricia Scalon, Paula Nacasaki, Valter Filho, Victoria Boneso e Shofia Rodrigues

6 E 7 DE JULHO – TURMAS INFANTIL E JUVENIL

O Fechamento da Mostra Medial está a cargo das turmas Infantil e Juvenil do Fábrica com as cenas “A Hora das Crianças” e “Uma cidade quase igual a Zootopia”, ambas sob orientação de Jotapê Antunes.

UMA CIDADE QUASE IGUAL A ZOOTOPIA – Turma Juvenil

Direção: Jotapê Antunes

Partindo de improvisações desenvolvidas durante os encontros, a turma adolescente do fábrica das artes chegou ao processo de criação do experimento “Uma cidade quase igual a Zootopia”.

Em uma cidade quase igual a Zootopia, o assassinato misterioso do Sr Coelho abala toda a população. Para investigar o caso, um grupo de detetives é designado, porém em meio a pistas encontram novos acontecimentos.

A história acompanha a trajetória de 3 investigadores que buscam desvendar o assassino misterioso, enfrentando confusões familiares, acidentes no set de filmagens e um julgamento conturbado.

Provocados pelo jogo cênico, os jovens descobriram partituras corporais através dos corpos de animais e humanização dos movimentos. Assim, partimos pelo desejo de criar algo sobre mistérios, o universo de Sherlock Holmes e um pouco de humor.

Dramaturgia, caracterização e trilha sonora foram desenvolvidos coletivamente, desenvolvendo ao coletivo uma experiência do trabalho de grupo, algo primordial nos estudos teatrais.

Elenco

Ana Julia Falcade Buttner, Arthur Loatti Schreiner, Aynara Sichmann Heifig Ornaghi, Brenda Mendes, Cailane Maria Gomes Firmino, Davi Novato Braz Murta, Gabriel Serafim Reami, Isabele Ziviani de Assis, João Pedro Lima Pereira, Kaio Henrique Castelari, Lara Vorussi gomes, Laura Nardi dos Santos, Livia Miranda Viana, Maria Eugenia Valentina C Andrade, Maria Luisa Bernado, Maria Luiza da Costa Gibertoni, Mariana de Almeida Leiva, Nicole Ruiz de Souza, Sabrina de Andrade de Oliveira, Thiago Mentor de Melo de Miranda e Willian Banov Moreno

A HORA DAS CRIANÇAS – Turma Infantil

Direção: Jotapê Antunes

A turma de crianças do Fábrica das Artes sintonizou sua investigação pelas ondas do rádio. Antenados experimentamos as curiosidades das programações e surgiu a provocação: “Vamos criar um programa de rádio?”

A cada encontro fomos construindo coletivamente o texto, os quadros, movimentações e cara que tudo isso deveria ter. Convidamos o público para dar forma as narrações, muitas vezes só ouvidas e agora encenadas.

Mas afinal, você já ouviu um programa de rádio?

Dedicou um tempo para ouvir toda sua programação?

Como seria um programa de rádio criado por você e seus amigos? Um grupo de crianças ocupa nossa noite com um programa de rádio. Desde as atrações, músicas, histórias, tudo escolhido por eles.

Como será a hora das crianças?

Elenco:

Lorenzo Toledo Campanha, Valentina Terossi Regatieri, Maria Vitória Belo Marretto, Fernanda Aguiar Dani, Lavínia de Paula Bueno Solder, Helena Rapanelli Pelissari,  Micaelly de Souza Ribeiro, Valentina Teixeira Chiconi, Bárbara Oliveira Cruz, Mayanna Beatriz da Silva Teixeira, Maria Clara Piccoli de Carvalho, Maria Eduarda Leite Morais, Helena Alexandre de Freitas de Oliveira, Enzo Gabriel Ribeiro de Almeida, Elisa Miranda Roberto, Mariana Moura Bronzin, Oliver Ramalho Grecco,  Antonio Dula Crocci Spínola, Letícia Barini da Cunha, Tarsila Miyazaki, Clara Saab e

Lavínia Alves Antoniassi.

SERVIÇO
18ª Mostra Medial de Alunos do Fábrica das Artes
Dias: 29 e 30 de junho e 06 e 07 de julho – sábado e domingo – 20h
Teatro Fábrica das Artes
Endereço: Rua Dr. Cícero Jones, 162 – Vila Rehder, Americana – SP
Ingressos m venda pelo Sympla.

What's your reaction?

Leave a comment