INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O FESTIVAL DE TEATRO DE AMERICANA

O Fábrica das Artes, em parceria com os grupos de teatro da cidade de Americana, atendendo ao chamamento do Edital 08/2024 (Seleção de Projetos para Firmar Termo de Execução Cultural com Recursos do Fundo Municipal de Assistência à Cultura), vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo de Americana vai realizar no período de 25 de abril a 04 de maio O Festival de Teatro de Americana.

O evento foi planejado pra reunir 14 espetáculos de teatro e 03 oficinas de qualificação e serão ofertadas à população local de forma gratuita. Veja abaixo o regulamento do Festival.

Interessados em participar da Mostra, exclusivamente para grupos de Americana, deverão preencher a ficha de inscrição até o dia 28 de fevereiro de 2025, até as 23h59.

O Festival de Teatro de Americana é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana e do Conselho Municipal de Cultura que no final de 2024 lançou 6 editais culturais, com prêmio total de 360 mil reais. Os recursos são oriundos do Fundo Municipal de Assistência à Cultura.

6 (seis) categorias foram contempladas:
1− Cultura Popular (carnaval de rua) − R$ 40.000,00 (quarenta mil reais)
2− Teatro – R$ 80.000,00 (oitenta mil reais)
3− Dança – R$ 60.000,00 (sessenta mil reais)
4− Música − R$ 60.000,00 (sessenta mil reais)
5− Literário – R$ 40.000,00 (quarenta mil reais)
6− Artes Visuais (Fotografia e Vídeo, arte urbana e artes plásticas) – R$ 80.000,00 (oitenta mil reais)

Cronograma do Festival de Teatro
Inscrições: de 14 a 28 de fevereiro de 2025
Divulgação dos selecionados: 09 de março de 2025
Evento: de 25 de abril a 04 de maio de 2025
Informações: 19 – 98838-1990 / 99172-2470

REGULAMENTO

FESTIVAL DE TEATRO DE AMERICANA

1 – INTRODUÇÃO
O Fábrica das Artes, em parceria com os grupos de teatro da cidade de Americana, atendendo ao chamamento do Edital 08/2024 (Seleção de Projetos para Firmar Termo de Execução Cultural com Recursos do Fundo Municipal de Assistência À Cultura), torna público que realizará no período de 25 de abril a 04 de maio de 2025 o Festival de Teatro de Americana, que reunirá 14 espetáculos teatrais e 03 oficinas.

2 – OBJETIVO
Incentivar à arte teatral local e regional, proporcionar intercâmbio cultural entre os artistas e a população, incentivar os grupos de teatro de Americana e cidades vizinhas a desenvolver seus processos criativos visando a revelação de novos talentos e promover a formação de público.

3 – INSCRIÇÕES
3.1 – Poderão participar do Festival de Teatro de Americana grupos teatrais da cidade de Americana com espetáculos adultos ou infantis, na versão palco italiano ou espaços alternativos.

3.2 – As inscrições deverão ser feitas até o dia 28 de fevereiro, exclusivamente no site da Associação Fábrica das Artes – www.fabricadasartes.art.br

3.3 – Cada grupo poderá inscrever até dois espetáculos, enviando para comissão organizadora a ficha de inscrição devidamente preenchida, ficha técnica, proposta de encenação, duas fotos da cena (com boa resolução), autorização da SBAT ou do autor e currículos do grupo e do diretor e o link no youtube com um trecho do espetáculo.

3.3.1. Será priorizado um espetáculo de cada companhia e em caso de insuficiência para completar a programação, serão utilizados os espetáculos suplentes mesmo que da mesma companhia.

3.4 – A falta de qualquer documento exigido no item 3.3 deste regulamento, é motivo para a eliminação do espetáculo inscrito.

3.5 – Caso não se tenha número suficiente de espetáculos para a realização da mostra, a organização poderá prorrogar o prazo de inscrição, adiar as datas de apresentação e até mesmo cancelar o evento, sem que isso implique em prejuízo a Associação Espaço Cultural Fábrica das Artes.

3.6 – A simples inscrição implica na aceitação total das regras deste regulamento.

4 – SELEÇÃO
4.1 – Uma comissão nomeada pela Associação Espaço Cultural Fábrica das Artes, com base no material enviado, selecionará 14 (catorze) espetáculos, sendo 9 montagens para palco e 5 para espaços alternativos (ruas, praças, escolas etc).

4.2 – Os selecionados, serão comunicados através de e-mail, telefone ou Whats Appp até o dia 09 de março de 2025, já com as datas e horários de apresentações dos espetáculos.

5 – APRESENTAÇÕES
5.1 – As apresentações dos espetáculos de palco ocorrerão no Teatro Municipal (espetáculo de abertura) e os demais no Teatro da Associação Fábrica das Artes.
Os espetáculos para locais alternativos ocorrerão no Parque Ecológico Cid de Almeida Franco e/ou no calçadão central da cidade, na esquina das ruas 30 de julho e Fernando de Camargo e em praças com estrutura para receber os eventos (Locais a definir). Todos os grupos deverão se adequar às condições do local, como palco, camarim e iluminação etc.

5.2 – Os responsáveis pelos espetáculos selecionados que quiserem conhecer o local antes da apresentação, deverão manifestar o interesse no ato da confirmação de presença no Festival, reservando um horário para visitar o espaço, durante o dia da apresentação.

5.3 – Fogo, líquidos, fumaça, terra/areia, confete, papel picado e outros, somente poderão ser utilizados, mediante autorização dos organizadores da Mostra, desde que não danifique o palco/espaço.

5.4 – É de responsabilidade dos grupos participantes todo material cênico e demais objetos pessoais, eximindo qualquer responsabilidade da Organização, no caso de extravio, dano, perda ou furto.

5.7 – A Comissão Organizadora do evento não se responsabiliza por acidentes de qualquer natureza ou indenização que possam ocorrer com qualquer participante da mostra.

5.8 – O ato da inscrição converte-se em expressa autorização para uso de imagem dos participantes em todos os meios pertinentes às atividades da mostra e seus meios de comunicação, especialmente o site da Associação Espaço Cultural Fábrica das Artes e redes sociais da instituição e da Prefeitura de Americana. bem como para prestação de contas do projeto Festival de Teatro de Americana.

6 – AJUDA DE CUSTO

6.1 – O Festival de Teatro de Americana, estará oferecendo aos espetáculos selecionados, a importância de R$ 3.000,00 (Três mil reais) a título de ajuda de custo, que será pago no final da apresentação do grupo no Festival, mediante Nota fiscal com indicação da Chave Pix com o respectivo nome do Banco, Agência, e conta corrente / poupança em nome do emissor da nota.

8 – CONSIDERAÇÕES FINAIS
8.1 – As despesas com transporte dos grupos até o local da apresentação, assim como eventuais despesas de alimentação, serão de responsabilidade exclusiva do grupo selecionado.
8.1.1 – A verificação dos equipamentos presentes no espaço de apresentação ficará por conta dos grupos selecionados.

8.2 – A responsabilidade junto aos órgãos competentes, pelos direitos autorais da peça (SBAT – ABRAMUS e outros), assim como da trilha sonora (ECAD), compete única e exclusivamente à produção do espetáculo, sem nenhum vínculo com a Associação Espaço Cultural Fábrica das Artes.

8.3 – Os casos omissos no presente regulamento serão analisados pela comissão organizadora da mostra.

Americana SP, 14 de fevereiro de 2025

Comissão Organizadora
Festival de Teatro de Americana – 2025

Clique aqui para fazer a inscrição

What's your reaction?

Leave a comment