FESTCULT – 2º DIA REÚNE TRÊS ESPETÁCULOS E UMA OFICINA

A programação do FestCult – Festival de Teatro de Americana continua neste sábado, 26 de abril com quatro atrações. Às 11h, no Convívio Comercial no Centro de Americana, acontece o espetáculo “Tinotic e Cramati no Mundo Criativo”. À tarde, às 14h, no Espaço da Cia Finibus, será realizada a Oficina de Direção Teatral. À noite, no Fábrica das Artes, dois espetáculos, às 20 horas “Caderno em Branco” e às 23 horas, “Me dá tua mão”. Todas as atividades são gratuitas, mas no Fábrica das Artes, é necessário chegar mais cedo para pegar o ingresso, que será distribuído meia hora antes de cada atividade.

O FestCult é uma realização da Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Cultura e tem a produção executiva da Associação Fábrica das Artes, em parceria com o GTT, Cia Finibus e Câmara Setorial de Teatro. O evento acontece no período de 25 de abril a 4 de maio e reúne 14 espetáculos teatrais e 3 oficinas de aperfeiçoamento.

PRIMEIRA ATRAÇÃO

A primeira atração do dia é o espetáculo “Tinotic e Cramati no Mundo Criativo”, produzido pela Cia Par de Artes. A peça conta a história de Tinotic, que visita um planeta vibrante e cheio de vida onde vive Cramati e Papolha. Ao longo da história, Tinotic embarca em uma missão para ajudar sua amiga, Cramati, a descobrir o valor de ser único e a beleza de sua própria criatividade. Juntos, eles enfrentam desafios e aprendem lições valiosas sobre amizade, autoaceitação e o poder transformador da imaginação. O espetáculo convida as crianças a refletirem sobre o mundo real e a natureza. No elenco estão Michaele Lobo e Wemer Santana.

Espetáculo: Tinotic e Cramati no Mundo Criativo
Faixa Etária: Livre
Duração: 45 min.
Dia: 26 de abril de 2025 às 11h
Local: Convívio Comercial – Cruzamento das Ruas Fernando de Camargo e 30 de julho, no Centro de Americana.

OFICINA

A primeira oficina do Festival acontece na sede da Cia Finibus de Teatro (Rua Vicente de Carvalho, 412 – Vila Amorim, Americana), às 14 horas. Ministrada por Dante Passarelli e Fernanda Zancopé a oficina de Direção Teatral será aberta à toda comunidade, artistas e pessoas interessadas no assunto. Para participar da oficina é necessário fazer a inscrição gratuita. Clique aqui para se inscrever.

Oficina de Direção Teatral
Faixa Etária: Acima de 16 anos
Duração: 4 horas.
Dia: 26 de abril de 2025 às 14h
Local: Espaço Cia Finibus – Rua Vicente de Carvalho, 412, Vila Amorim, Americana.

ESTREIA

Às 20h, no Fábrica das Artes, o festival trás a estreia do espetáculo “Caderno em Branco”, do Núcleo EntreMundos. O espetáculo conta a história de Zé, uma criança curiosa e cheia de imaginação, que mora em uma linda casa junto aos avós do coração, lá o que ele mais adora fazer é passar o tempo ouvindo as histórias e aprendendo com eles. Um dia, ele recebe uma difícil tarefa da escola: um caderno em branco que precisa ganhar vida com a definição da palavra “memória”. Caderno em Branco é uma peça emocionante e delicada que fala sobre o valor das lembranças, a troca entre gerações e a importância de preservar histórias. No elenco estão Fafatta Gianfratti e Lucas Vezzani.

Espetáculo: Caderno em Branco
Faixa Etária: Livre
Duração: 50 min.
Dia: 26 de abril de 2025 às 20h
Local: Fábrica das Artes – Rua Dr. Cícero Jones, 146 – Vila Rehder, Americana.

SESSÃO MALDITA

Popular no final dos anos 1990 e início dos anos 2000 a Sessão Maldita que trás atrações as 23 horas, está de volta ao Festival de Americana. O primeiro espetáculo a ser exibido no horário é “Me dá tua mão” da Companhia Mucuta de Teatro.

No palco Clóvys Tôrres conta uma história de amor que nos transporta do sertão ao mar. Um ator, um berrante, um acordeom e diversas histórias entrelaçadas pela delicadeza. Um jogo com o tempo e a memória, que acontece através da palavra, do trabalho corporal e da música.

Espetáculo: Me dá a tua mão
Faixa Etária: Livre
Duração: 60 min.
Dia: 26 de abril de 2025 às 23h
Local: Fábrica das Artes – Rua Dr. Cícero Jones, 146 – Vila Rehder, Americana.

What's your reaction?

Leave a comment