O FestCult – Festival de Teatro de Americana”, promovido pela Prefeitura de Americana por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Cultura, encerrou sua programação no último domingo (4), superando as expectativas quanto à presença de público. Mais de 2.100 pessoas prestigiaram o evento, nos 5 dias de programação.
O festival teve produção da Associação Fábrica das Artes, em parceria com o GTT – Grupo Teatral Ta’lento, Cia Finibus e Câmara Setorial de Teatro. O evento ocorreu de 25 de abril a 4 de maio, e a abertura oficial aconteceu no dia 25 de abril, no Teatro Municipal de Americana. Toda a programação foi gratuita.

O Festival reuniu 14 espetáculos de companhias e artistas de Americana – com exceção da montagem “Por um Pingo, apresentada na abertura do evento pela Manás Laboratório de Dramaturgia, de São Paulo. A programação contou ainda com três oficinas de capacitação. As peças foram encenadas no Teatro Municipal Lulu Benencase, no Fábrica das Artes, no Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco”, no Calçadão do Centro, na Praça Vó Palmira e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Freire, superando a expectativa de público dos produtores. Os destaques de público ficaram para as apresentações de rua, com média de 250 espectadores por apresentação. No Fábrica das Artes, três espetáculos atingiram superlotação, com pessoas sentadas no chão foram eles: “O Caderno em Branco” da Cia EntreMundos, “Lacuna”- Solo de Gabriel Adorno e “Memorias”, da Cia Aurora de Teatro.

De acordo com a organização do festival, além do público local, a mostra foi prestigiada por pessoas de Campinas, Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste, Atibaia, Rio Claro, Sumaré, Santo André, São Paulo e outras cidades da região.
“Americana já promoveu um dos maiores festivais de teatro do Brasil e por isso, o FestCult 2025 foi um grande momento e uma grande vitória por parte dos artistas da cidade que se envolveram e conseguiram executar o Festival, entregando ao público uma programação com peças diversas, para adultos e crianças, e de alta qualidade. Os festivais são financiados pelo Fundo Municipal de Assistência à Cultura e estamos felizes da administração Chico Sardelli e Odir Demarchi definir a aplicação dos recursos para fomentar a produção local”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.
“Retomar o Festival de Teatro de Americana foi indescritível. A emoção de compartilhar a nossa arte com diferentes públicos, em diferentes lugares, e ter desse público o carinho que tivemos, reforça nossa convicção de que a arte é o caminho para criar laços de fraternidade, amizades capazes de humanizar pessoas, tornando a vida mais leve”, declarou Carlos Justi, presidente da Associação Fábrica das Artes.
“É difícil mensurar o que vivenciamos nestes dias que duraram o Festival. A união dos artistas, a troca de experiências, o acolhimento e retorno que tivemos do público… A cidade respirava e transpirava teatro, e a energia que este festival movimentou em Americana ecoará por muito tempo nos corações e nas lembranças de quem esteve presente, o nome da cidade de Americana está em destaque novamente, não só no cenário artístico, mas também para o público que tem desejo pela cultura”, reforça João Nalão, diretor artístico da Cia Finibus e produtor cultural do FestCult.