Inspirada na peça A exceção e a regra, do dramaturgo alemão Bertold Brecht, o Grupo GTT (Grupo Teatral Ta’lento), mantenedor do Espaço Fábrica das Artes, estreou no último dia 27 de abril o espetáculo A Tragédia da Vida Humana. O grupo faz uma mini temporada com apresentações nos dias 27 e 28 de abril, 04 e 05 de maio, sempre às 20 horas, no Teatro Fábrica das Artes. Os ingressos antecipados custam 20 reais e podem ser adquiridos pelo Sympla – www.sympla.com.br
A Tragédia da Vida Humana narra a relação de poder entre classes sociais e a influência desse poder sob o olhar da justiça.
O espetáculo está dividido em dois atos. No primeiro ato, um homem endinheirado segue para uma expedição em meio ao deserto em busca de petróleo. Para esta jornada, ele tem uma equipe especializada e conhecedora do local.
Porém, existem problemas de relacionamento entre o chefe e seus funcionários, que surgem da superioridade que o homem sente em relação aos outros. Ele é colocado como o “opressor” na história.
Em meio ao conflito, o homem demite o guia da expedição e fica apenas com o encarregado de transportar as malas, um homem humilde e com pouco conhecimento.
O novo “condutor” da jornada se dedica à função, mas o endinheirado fica cada vez mais desconfiado de que este homem simples possa atentar contra ele.
A segunda parte do espetáculo tem um cenário diferente: um tribunal. Em meio a um julgamento, questões como a diferenciação entre pessoas de distintas classes sociais perante à justiça são levantadas.
“É um espetáculo político no momento que a gente vive de polarização, mas que não está pendendo para um lado, ele simplesmente levanta essas questões sociais e das injustiças que a gente vê”, complementou.
MONTAGEM. “A Tragédia da Vida Humana” é resultado de um ano de pesquisa do GTT e tem um formato inédito para o grupo. O espetáculo ganha uma montagem de “teatro épico”, um gênero em que os atores quebram o tempo e espaço para comentar o que está sendo encenado.
Datas: 27 e 28 de abril e 4 e 5 de maio (sábados e domingos)
Horários: sempre às 20h
Local: Teatro Fábrica das Artes
Endereço: Rua Dr. Cícero Jones, 146 – Vila Rehder, Americana
Ingressos: www.sympla.com.br – R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia entrada ou antecipada)